domingo, setembro 27, 2009

A cidade mais feliz do mundo!


Tenho o privilégio de morar na zonal sul da cidade "mais feliz do mundo", moro no bairro que é cartão postal do Brasil, tudo lindo né? Não. Esta semana fui fazer um show na baixa fluminense e lá fui eu de metrô linha 1 até o estácio, por baixo da terra, tudo muito bonitinho ainda, eis que faço a tranferência para linha 2 que me conduziria até a última estação, meu destino final também, só que agora por cima da terra, com direito a paisagem. Tudo lindo né? Não. O descaso do poder público com estes lugares é espantoso. Ok, ouço o discurso (de quem mora na zona sul, é claro) de que as próprias pessoas não cuidam de lugar onde moram, e blá blá blá, mas fato é que não há plano de urbanismo, de estética, seja lá o nome que se dê, não há plano de beleza para estes lugares. Pra quê melhorar a autoestima de alguém que mora na Pavuna né? No mínimo podia ser pela expectativa de votos, não podia não? Lembra do lema do político antigo "rouba mas faz", pois é não dá pra tirar seu troco, mas deixar uma coisinha pra quem o elegeu não? Vivi um momento tão bonito, junto à umas 100 pessoas que cantavam o repertório de cabo a rabo. Gente que tem cultura musical, certamente merece mais do que morar num lugar maltratado. Nossa que bobagem que acabei de dizer, com cultura musical ou não, todo mundo tem direito ao bom e belo...
Peguei meu metrô de volta pra zona sul pensando, o carioca pode até ser o povo mais feliz do mundo, mas não venham me dizer que moro numa cidade feliz. E é o Milton Nascimento que me lembra: "a novidade é que o Brasil não é só litoral, é muito mais, é muito mais que qualquer zona sul".